IEAPM realiza ação na Ilha do Cabo Frio em celebração ao Dia Mundial da Limpeza

No dia 19 de setembro, o Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), participou da celebração do Dia Mundial da Limpeza 2020 (World Cleanup Day/WCUD 2020). Visando contribuir com as ações de conscientização e preservação ambiental, militares do IEAPM realizaram limpeza na praia da Ilha do Cabo Frio, em Arraial do Cabo (RJ), removendo resíduos sólidos.

Inscrições abertas para a primeira turma de Mestrado em Acústica Submarina do IEAPM

Foram abertas as inscrições para o preenchimento das 15 vagas que irão compor a primeira turma do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), localizada no município de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro.

Marinha e Comunidade Científica discutem o ressurgimento de fragmentos de óleo e formulam ações propositivas futuras

Foi realizado, no dia 04 de agosto de 2020, o Webinário “O Ressurgimento de Fragmentos de Óleo e ações propositivas para eventos futuros”. O evento, organizado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, possibilitou a reunião de importantes instituições, destacando a notória necessidade de ampliação de métodos e pesquisas para avanços científicos e tecnológicos do setor.

IPqM mais perto do domínio tecnológico em propelentes para munições de Alcance Estendido

O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ),  em parceria com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), deu mais um relevante passo para a Nacionalização e o Desenvolvimento de Propelente para Munição de Alcance Estendido (Base Bleed).

CASNAV assina contrato de serviços técnicos com a Fundação Ezute em projeto do Submarino Riachuelo

A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos que apoia todo o ciclo de vida de programas e projetos, voltados para diversas áreas de atuação, sobretudo de defesa. A contratação se justifica por sua reconhecida competência técnica, pois desde 2011 esse Órgão participa do processo de Transferência de Tecnologia (ToT) e de Conhecimento (ToK) do Sistema de Combate desses meios, proporcionado pela empresa francesa Naval Group.  

IEAPM atua como ICT líder no combate à poluição por óleo no litoral brasileiro

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), por meio do Laboratório de Geoquímica Ambiental Forense do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), informa que as amostras de fragmentos de óleo, identificadas recentemente em determinadas áreas do litoral da região Nordeste do Brasil, referem-se a material de origem similar ao do óleo detectado em 2019, na costa brasileira.

MEC autoriza funcionamento do Curso de Mestrado em Acústica Submarina do IEAPM

No dia 13 de maio, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), obteve a autorização do Ministério da Educação (MEC) para o funcionamento do Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Acústica Submarina (PPGAS), por meio do Curso de Mestrado Acadêmico devidamente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2019.