Marinha promove webinário da ComTecPolÓleo sobre o surgimento de óleo e lixo marinho em Fernando de Noronha

No dia 26 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), promoveu o webinário “O surgimento de fragmentos de óleo em Fernando de Noronha - um diagnóstico”, no âmbito da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros poluentes na Amazônia Azul (ComTecPolÓleo).

Marinha promove 2a Sessão Ordinária da ComTecPolOleo com a comunidade científica

No dia 01 de julho, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), promoveu a 2a Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul (ComTecPolOleo), com a comunidade científica.

Sinergia entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação gera avanços na área científica

O resultado de uma linha de pesquisa sobre um mecanismo de ataque cyber eletrônico em sistemas radar, fruto do trabalho sinérgico entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT), foi destaque no renomado jornal científico Sensors. A cooperação técnica entre o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), ICT subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), resultou em uma aplicação tecnológica de interesse relevante para a sociedade.

Programa Personalidades em Foco - Entrevista do DGDNTM

Nesta quinta-feira (20), às 17h, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Olsen, será o entrevistado da LIVE do Programa Personalidades em Foco.

A conversa abordará o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), Programa Estratégico do Estado brasileiro de alta relevância para a Defesa Nacional.

Não perca esta entrevista que será transmitida, ao vivo, direto da Ilha da Madeira, em Itaguaí-RJ !!

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ativar a notificação.🛎🎞

Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação

O dia 22 de abril alude à data de nascimento do Almirante Álvaro Alberto. Insigne Chefe Naval, dotado de um pensamento científico e tecnológico de longo alcance, a data em destaque possui significado especial para a Ciência e Tecnologia no País e, em particular, para a Marinha do Brasil.

Nesse contexto, comemora-se o Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no âmbito da Força, em homenagem a esse Proeminente Cientista e Marinheiro, que vem a ser, por um preito de justiça, o Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.

Marinha promove webinários da ComTecPolÓleo com a comunidade científica

Nos dias 13 e 14 de abril, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), promoveu dois webinários da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros poluentes na Amazônia Azul (ComTecPolÓleo), com a comunidade científica.

Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina do IEAPM realiza Aula Inaugural da primeira turma pelo youtube

O Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), realizou no dia 08 de abril, às 10h, a Aula Inaugural da primeira turma do Programa – que oferece o único curso de Mestrado nessa área no Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha do IEAPM realizou aula inaugural on-line e aberta ao público

O Programa Associado de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou, no dia 25 de março, às 11h, a Aula Inaugural do ano de 2021.