Pular para o conteúdo principal

 

Nesta terça-feira (2 de abril), a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), e a Embraer celebraram um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com objetivo de promover estudos conjuntos para o desenvolvimento de radares integrados com Sistemas de Comando e Controle, visando ao emprego nos principais Programas Estratégicos da MB.

 

Os pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), localizado no município de Arraial do Cabo (RJ), participaram, entre os dias 17 e 22 de março, do 7° Simpósio sobre Produção Zooplanctônica (7th Zooplankton Production Symposium) na cidade de Hobart, no estado da Tasmânia, Austrália. A conferência, que teve a participação de outros 300 pesquisadores provenientes de 38 países, é copatrocinada pelo Conselho Internacional para Exploração do Mar (International Council for the Exploration of the Seas - ICES), pela Kongsberg Discovery, pelo Governo da Austrália, dentre outros. O evento está relacionado ao programa da Organização das Nações Unidas (ONU) 2021-2030 “A Década dos Oceanos: a Ciência que precisamos para o oceano que queremos”.

 

No período de 4 a 14 de março, foram realizados, nas instalações do Grupo de Sistemas de Guerra Eletrônica do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), os Testes de Aceitação em Fábrica (TAF) da 1ª unidade do MAGE Defensor Mk3. Trata-se de um equipamento com projeto nacional, cujo desenvolvimento foi conduzido por pesquisadores civis e militares do IPqM, sendo a propriedade intelectual pertencente à Marinha do Brasil. A transferência de tecnologia para a Base Industrial de Defesa foi feita por meio de um contrato de fornecimento de tecnologia entre o IPqM e a Omnisys. A empresa fabricou e testou o MAGE Defensor, sendo este o único sensor nacional a ser instalado nas futuras "Fragatas Classe Tamandaré" (FCT).

 

 

 

 

No dia 1º de fevereiro, uma comitiva do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) realizou a entrega de um novo sistema de controle das Medidas de Fomento à Confiança e à Segurança, desenvolvido para a Secretaria Multidimensional de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), sob a coordenação da Junta Interamericana de Defesa.

No dia 21 de dezembro, foi realizada a assunção do Cargo de vice-diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ). A cerimônia que ocorreu no Pátio Almirante Penido foi presidida pelo diretor do CTMRJ, Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano, e contou com a presença de toda tripulação

Entre os dias 06 e 14 de dezembro de 2023, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CMTRJ), em cooperação com o Aviso de Pesquisa Hidroceanográfico Aspirante Moura (AvPqHoAspMoura), do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), realizou a Operação RESSURGÊNCIA VI na região de Arraial do Cabo (RJ).

 

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) realizou o XV Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (OMARSAT). Após a última edição do evento ter sido realizada na modalidade virtual, o XV OMARSAT voltou a ocorrer de forma presencial. Apesar de tradicionalmente ser realizado no município de Arraial do Cabo, excepcionalmente este ano, o OMARSAT foi sediado na cidade de Cabo Frio.

Entre os dias 22 e 23 de novembro de 2023, ocorreu no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o 11º Encontro Técnico de Materiais e Química (ETMQ11), organizado pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). O evento, cuja abertura oficial foi presidida pela Diretora do IPqM, a Capitão de Mar e Guerra (EN) Carla de Sousa Martins, teve como temas trabalhos nas áreas de Materiais Energéticos, Cerâmicos e Poliméricos, Metamateriais, Nanotecnologia e Energias Sustentáveis.

 

 

No dia 16 de novembro, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência e Tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu a visita de uma comitiva do Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG), contando com a presença de seu Diretor, o Contra-Almirante (RM1) Marcio de Vasconcellos Rocha.

Recentemente, a Divisão de Modelagem e Simulação do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) instalou uma versão protótipo do Assistente Virtual de Passadiço (AVP) no Navio-Patrulha Oceânico “Apa” (P121), para monitorar o Veículo de Superfície Não Tripulado (VSNT) em ações de contramedidas de minagem, durante a MINEX-2023, em Salvador (BA).