Sinergia entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação gera avanços na área científica

O resultado de uma linha de pesquisa sobre um mecanismo de ataque cyber eletrônico em sistemas radar, fruto do trabalho sinérgico entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT), foi destaque no renomado jornal científico Sensors. A cooperação técnica entre o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), ICT subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), resultou em uma aplicação tecnológica de interesse relevante para a sociedade.

Programa Personalidades em Foco - Entrevista do DGDNTM

Nesta quinta-feira (20), às 17h, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Olsen, será o entrevistado da LIVE do Programa Personalidades em Foco.

A conversa abordará o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), Programa Estratégico do Estado brasileiro de alta relevância para a Defesa Nacional.

Não perca esta entrevista que será transmitida, ao vivo, direto da Ilha da Madeira, em Itaguaí-RJ !!

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ativar a notificação.🛎🎞

Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação

O dia 22 de abril alude à data de nascimento do Almirante Álvaro Alberto. Insigne Chefe Naval, dotado de um pensamento científico e tecnológico de longo alcance, a data em destaque possui significado especial para a Ciência e Tecnologia no País e, em particular, para a Marinha do Brasil.

Nesse contexto, comemora-se o Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no âmbito da Força, em homenagem a esse Proeminente Cientista e Marinheiro, que vem a ser, por um preito de justiça, o Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.

Marinha promove webinários da ComTecPolÓleo com a comunidade científica

Nos dias 13 e 14 de abril, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), promoveu dois webinários da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da poluição Marinha por óleo e outros poluentes na Amazônia Azul (ComTecPolÓleo), com a comunidade científica.

Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina do IEAPM realiza Aula Inaugural da primeira turma pelo youtube

O Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), realizou no dia 08 de abril, às 10h, a Aula Inaugural da primeira turma do Programa – que oferece o único curso de Mestrado nessa área no Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha do IEAPM realizou aula inaugural on-line e aberta ao público

O Programa Associado de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou, no dia 25 de março, às 11h, a Aula Inaugural do ano de 2021.

CASNAV assina contrato de serviço técnico com Empresa Estratégica de Defesa em projeto de tokens criptográficos

Em 04 de Março, no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), em solenidade presidida pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza, foi assinado um contrato de serviços em soluções de hardware entre a Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) e a Empresa Estratégica de Defesa (EED) Kryptus Segurança da Informação S.A. para atender a área de ciência e tecnologia da Marinha do Brasil.

Comandante da Marinha realiza visita ao Centro de Análises de Sistemas Navais

Em 11 de março, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, acompanhado por membros do Almirantado, visitou o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), sendo recepcionado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza.