VISO DE REABERTURA DE PRAZO -  PREGÃO Nº 10/2023Marinha e Embraer assinam acordo de parceria na área de Tecnologia IEAPM participa do 7º Simpósio de Produção de Zooplâncton na AustráliaTeste de Aceitação em Fábrica da primeira unidade do MAGE Defensor Mk3 é realizado no IPqM

Marinha e Embraer assinam acordo de parceria na área de Tecnologia

 

Nesta terça-feira (2 de abril), a Marinha do Brasil (MB), representada pelo Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), e a Embraer celebraram um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com objetivo de promover estudos conjuntos para o desenvolvimento de radares integrados com Sistemas de Comando e Controle, visando ao emprego nos principais Programas Estratégicos da MB.

 

IEAPM participa do 7º Simpósio de Produção de Zooplâncton na Austrália

Os pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), localizado no município de Arraial do Cabo (RJ), participaram, entre os dias 17 e 22 de março, do 7° Simpósio sobre Produção Zooplanctônica (7th Zooplankton Production Symposium) na cidade de Hobart, no estado da Tasmânia, Austrália. A conferência, que teve a participação de outros 300 pesquisadores provenientes de 38 países, é copatrocinada pelo Conselho Internacional para Exploração do Mar (International Council for the Exploration of the Seas - ICES), pela Kongsberg Discovery, pelo Governo da Austrália, dentre outros. O evento está relacionado ao programa da Organização das Nações Unidas (ONU) 2021-2030 “A Década dos Oceanos: a Ciência que precisamos para o oceano que queremos”.

 

Teste de Aceitação em Fábrica da primeira unidade do MAGE Defensor Mk3 é realizado no IPqM

No período de 4 a 14 de março, foram realizados, nas instalações do Grupo de Sistemas de Guerra Eletrônica do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), os Testes de Aceitação em Fábrica (TAF) da 1ª unidade do MAGE Defensor Mk3. Trata-se de um equipamento com projeto nacional, cujo desenvolvimento foi conduzido por pesquisadores civis e militares do IPqM, sendo a propriedade intelectual pertencente à Marinha do Brasil. A transferência de tecnologia para a Base Industrial de Defesa foi feita por meio de um contrato de fornecimento de tecnologia entre o IPqM e a Omnisys. A empresa fabricou e testou o MAGE Defensor, sendo este o único sensor nacional a ser instalado nas futuras "Fragatas Classe Tamandaré" (FCT).

 

 

 

CASNAV entrega novo Sistema de Controle à Secretaria de Segurança Multidimensional da OEA

 

No dia 1º de fevereiro, uma comitiva do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) realizou a entrega de um novo sistema de controle das Medidas de Fomento à Confiança e à Segurança, desenvolvido para a Secretaria Multidimensional de Segurança da Organização dos Estados Americanos (OEA), sob a coordenação da Junta Interamericana de Defesa.