Pular para o conteúdo principal

A Marinha do Brasil (MB) deu um passo estratégico no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) com a inauguração de novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (CNI). Entre as estruturas entregues, na quinta-feira (13), estão o prédio administrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), os cais 3 e 4, a subestação elétrica, a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias. A ampliação reforça a capacidade logística e operacional da Base.

A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, apresenta suas cordiais felicitações à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e às instituições parceiras, pelo início das obras de infraestrutura do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), em Iperó (SP).

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), sediou a 22ª Reunião de Projetos de Interesse da Defesa (REPID), organizada pelo Ministério da Defesa (MD). O evento ocorreu de 1º a 3 de outubro de 2024, no Comando da Força de Submarinos, situado no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos estratégicos para fortalecer as capacidades das Forças Armadas e da Base Industrial de Defesa (BID).

No dia 30 de setembro, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, recepcionou o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal (CEMGFA), General José Nunes da Fonseca, nas instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI).

Delegações da XXXI Conferência Naval Interamericana (CNI 2024) visitaram, no dia 26 de setembro, as instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). A comitiva, composta por representantes de 19 países, foi recebida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria.

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) recebeu, no dia 20 de setembro, o renomado velejador Amyr Klink para uma palestra em comemoração aos 40 anos de sua histórica travessia do Atlântico a remo.

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), em parceria com a Diretoria de Administração da Marinha (DAdM), promoveu o Curso Expedito de Excelência em Gestão no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo entre os dias 9 e 13 de setembro de 2024.

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, participou do STEAM DAY 2024, que reuniu representantes da academia, do governo e das indústrias para discutir estratégias de fortalecimento da Educação em áreas específicas.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) celebrou seu 68º aniversário com uma cerimônia solene marcada por importantes homenagens. O evento contou com a presença do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, que integrou a mesa de honra ao lado de outras autoridades do setor nuclear, científico e tecnológico.

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) esteve presente na mesa de abertura do Seminário Pró-Pesquisa 2024, realizado nos dias 14 e 15 de agosto no Círculo Militar de São Paulo. O evento, que reuniu representantes das Forças Armadas, do meio acadêmico e do setor empresarial, teve como foco as temáticas de Tecnologia, Defesa e Desempenho Humano.