Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha - 2023

 

CERIMÔNIA ALUSIVA AO DIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA MARINHA 2023

 

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizou, às 18h00 do dia 26 de abril, no Clube Naval de Brasília, a Cerimônia alusiva ao “Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Marinha", com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, além de membros do Corpo Diplomático, da Academia e da Base Industrial de Defesa.

Dentre os eventos programados para a cerimônia, destacam-se a entrega do Prêmio “Soberania pela Ciência” e o lançamento da 34ª Edição da Revista “Pesquisa Naval".

 

O Prêmio "Soberania pela Ciência"

O Prêmio “Soberania pela Ciência”, criado em 2016, tem como propósito reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido por pesquisadores e equipes de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha.

Nesta sexta edição, o Prêmio foi concedido ao trabalho intitulado "Método Seguro para Transferência Rápida de Barras em Usinas Nucleares", de autoria do Capitão de Corveta Engenheiro Naval Jésus Anício de Oliveira Neto, da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha.

A Revista “Pesquisa Naval”

A Revista Pesquisa Naval (RPN) é um periódico científico de publicação anual que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos desenvolvidos por pesquisadores das Áreas Científica, Tecnológica e de Inovação, cujos temas sejam das áreas de interesse da Marinha. O periódico é publicado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e é avaliado pelo Sistema de Classificação de Periódicos, Anais, Revistas e Jornais (QUALIS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nas seguintes categorias: "B4", na áreas de avaliação Engenharia II, "B5", nas áreas de avaliação Engenharia III, Engenharia IV, Geociências e Ciências Ambientais; e "C", nas áreas de avaliação Biotecnológica, Ciências da Computação, Matemática/Probabilidade Estatística e Química.
 

Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha

Em 22 de abril, dia do nascimento do Almirante Álvaro Alberto e, portanto, data significativa para a Ciência e Tecnologia no Brasil e, em particular, para a nossa Marinha, prestamos homenagem a esse proeminente Brasileiro e Marinheiro. Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, o Almirante Álvaro Alberto deixou-nos, como legado, a inabalável convicção de que o domínio e a aplicação do conhecimento são os vetores para a prosperidade nacional.

 

Almirante Álvaro Alberto, Patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha

 

Breve histórico

O Almirante Álvaro Alberto exerceu o Magistério, por mais de três décadas. Catedrático do Departamento de Físico-Química da Escola Naval, dedicou-se ao desenvolvimento de pesquisas, na área de explosivos, e aos estudos mais aprofundados concernentes à Energia Nuclear.

Além dos Cargos e Funções desempenhados ao longo da Carreira Naval, percorreu distintas trajetórias, alicerçado pela sua destacada competência. Nesse contexto, logrou êxito: como Presidente da Sociedade Brasileira de Química; como um dos criadores e primeiro Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); como um dos idealizadores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); como Representante Brasileiro na Comissão de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas; e como Presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Em reconhecimento por sua abnegação, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear será batizado com o seu nome - o Submarino Álvaro Alberto (SN-BR) - e, também, o mais importante Prêmio de CT&I no Brasil, que laureia, anualmente, pesquisadores e cientistas que prestam importantes serviços nessa área de atuação.