Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro recebe visita de Deputado Federal

Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante (EN) Siciliano acompanhado do Deputado Federal, Dr. Flávio Ferreira e Diretores e representante das ICT subordinadas

 

O Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) recebeu, nesta segunda-feira, 17 de junho, a visita do Deputado Federal Dr. Flávio Campos Ferreira, acompanhado de sua comitiva parlamentar.

A visita foi presidida pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano, e contou com a presença dos diretores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) subordinadas, Capitão de Mar e Guerra Carlos Uendel de Souza Vituriano, Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), do Capitão de Mar e Guerra Fabio Kenji Arakaki, Diretor do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) e do Capitão de Mar e Guerra Ali Kamel Issmael Júnior, representando o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). O objetivo principal da visita foi a apresentação de projetos científicos conduzidos pela Marinha do Brasil.

Após a recepção de boas vindas, foi proferida uma palestra institucional com uma apresentação do CTMRJ sobre projetos de pesquisa de suas Instituições subordinadas. Em seguida, o deputado conheceu in loco alguns laboratórios do IPqM e os simuladores desenvolvidos pelo CASNAV.

 

Ao longo da palestra foram abordados os pilares do Centro Tecnológico e o processo da pesquisa, cujo foco é, ao final, a transferência para a indústria. "O CTMRJ trabalha seguindo três pilares: o da gestão de projetos, de todas as instituições subordinadas e vinculadas, o da gestão de conhecimento (capacitação pessoal, cursos e o que mais precisa ser feito para manter o nível de mestre e doutores) e o da gestão de inovação. Não fazemos só pesquisa, mas também buscamos transferir para a indústria, a fim de usá-la da melhor forma. Buscamos fomentos, fazemos a coordenação, usamos a legislação para gerar sinergia e transferir os projetos que temos aqui. A nossa principal missão é organizar projetos, fazer a gestão do conhecimento e fazer com que eles possam ser transferidos", completou o Diretor do CTMRJ.

Durante sua visita ao IPqM, o deputado Dr. Flávio Ferreira conheceu o Laboratório de Tecnologias em Energias Sustentáveis, que cuida de projetos ligados à dessalinização, o Laboratório de Sistemas de Remoção de Contaminantes e a Câmara Anecoica do Grupo de Guerra Eletrônica."Quem está de fora não faz ideia de como funciona tudo isso aqui. A gente sabe que tem um efetivo, mas não sabemos o tamanho da responsabilidade da pesquisa para a sociedade e para a defesa do país. Hoje eu pude entender um pouco mais como funciona e ter uma noção do que a Marinha faz e pode fazer ainda mais através da Ciência e Tecnologia. Vamos levar o conhecimento de tudo que foi absorvido aqui para frente", concluiu o deputado.

 

Visita realizada nas instalações do IPqM