Relações Públicas

A atividade de Relações Públicas é sistematicamente desenvolvida em todas as ações da Seção de Comunicação Social, seja através de um simples contato telefônico, ou por meio de campanhas que aproximem o público da Marinha, como por exemplo a Operação Cisne Branco, a entrega da Medalha Amigo da Marinha ou o trabalho desenvolvido junto às Sociedades de Amigos da Marinha.

 

Imprensa


A Subseção de Cerimonial e Assessoria de Imprensa tem como uma de suas atribuições manter contato permanente com a imprensa em geral - escrita, falada ou televisiva - elaborando notas que esclareçam fatos públicos que envolvam a Marinha, ou que estejam em sua área de atuação. As notas podem ser também para divulgação de eventos sociais, cívicos ou de informações gerais.

A nível interno, realiza ainda a tarefa de elaborar matérias de cunho informativo para serem divulgadas no periódico NOMAR, "house-organ" editado pelo Serviço de Relações Públicas da Marinha.

 

Cerimônias e Eventos Sociais


A Seção de Comunicação Social desenvolve diversas cerimônias e Eventos Sociais ao longo do ano, dentre os quais destacam-se:

Assunção da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial:

O Primeiro Distrito Naval assume a Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial através do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, em cerimônia realizada no 1º domingo dos meses de março, junho, setembro e dezembro, com a participação do público em geral.

Dia dos Mortos da Marinha de Guerra e Mercante:

É realizada no dia 21 de julho no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, com a participação de uma Companhia de Honra do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, representações das Forças Armadas e Auxiliares e Associações de Ex-Combatentes.

Na mesma ocasião, são lançadas coroas de flores ao mar ao largo de Copacabana, por navio da MB.

Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e Entrega da Medalha da Ordem do Mérito Naval:

O Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo é comemorado com duas cerimônias distintas:

  • Aposição Floral de cunho cívico-militar, presidida pelo Comandante do 1º Distrito Naval, junto ao Busto do Almirante Barroso localizado na Praça Paris. Participam representações das Organizações de Marinha subordinadas ao 1º Distrito Naval na área do Rio de Janeiro; e
  • cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Naval, presidida pelo Comandante de Operações Navais.

Dia do Armistício da 1ª Guerra Mundial:

A Marinha, na área do Rio de Janeiro, realiza duas cerimônias, e apoia outras duas, no dia 11 de novembro, em comemoração à data alusiva à assinatura do Armistício da Primeira Guerra Mundial.

A primeira cerimônia é realizada junto ao Busto do Rei Alberto da Bélgica, na Rua Rainha Elizabeth, em Copacabana.

A segunda cerimônia é realizada no Mausoléu dos Heróis da Divisão Naval de Operações de Guerra, no Cemitério São João Batista.

A terceira cerimônia é realizada no Mausoléu dos Heróis Franceses, no Cemitério São João Batista.

A quarta cerimônia é realizada junto ao Busto do Almirante PEDRO MAX FERNANDO DE FRONTIN, localizado na Praça Mauá.

Dia da Bandeira:

o dia 19 de novembro é realizada a cerimônia do Dia da Bandeira no Pátio da Bandeira, junto ao pórtico de entrada da Praça Barão de Ladário, com a participação das Escolas envolvidas na Operação Cisne Branco e Organizações de Marinha localizadas no complexo do 1º Distrito Naval.

Aposições Florais:

Cerimônias presididas pelo Comandante do 1º Distrito Naval junto ao Busto do Almirante Tamandaré, com a participação de representações das Organizações de Marinha subordinadas ao 1º Distrito Naval e, na maioria das vezes, por representações de Marinhas estrangeiras em visita ao Rio de Janeiro.

Semana da Marinha:

Como parte das comemorações do Dia do Marinheiro (13 de dezembro), são realizadas diversas cerimônias, entre elas destacam-se:

  • Concerto Sinfônico: Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, na Igreja da Candelária, com a participação de grande público;
  • Salão de Marinhas: A Sociedade Brasileira de Belas Artes, dentro das comemorações do Dia do Marinheiro, promove no mês de dezembro, o Salão de Marinhas, com a participação de grande número de artistas; e
  • Entrega da Medalha Mérito Tamandaré: Cerimônia de entrega da Medalha Mérito Tamandaré, presidida pelo Comandante de Operações Navais.
Operação Cisne Branco:

O Primeiro Distrito Naval realiza a Operação "Cisne Branco" junto aos estabelecimentos de ensino, nos níveis fundamental e médio, da rede estadual e municipal de educação, localizados em sua área de jurisdição. A Operação, que tem como propósito divulgar assuntos relacionados com a Marinha, se desenvolve no período compreendido entre os meses de abril e dezembro, com a participação de cerca de 7.600 alunos de 115 escolas.

Medalha Amigo da Marinha:

A Medalha Amigo da Marinha é um instrumento de Relações Públicas de âmbito nacional, fundamentalmente concebida para agraciar personalidades civis sem vínculo funcional com o Ministério da Marinha.

Sociedade de Amigos da Marinha - SOAMAR:

Fundada em 1979, a Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) tem como finalidade congregar personalidades brasileiras ou estrangeiras e instituições que tenham sido distinguidas com a Medalha Amigo da Marinha ou condecoradas pela Marinha do Brasil; e oficiais de Marinha da ativa, da reserva ou reformados. Além disso, a SOAMAR mantém um trabalho de difusão de conceitos doutrinários e culturais relativos a assuntos do mar, através de seminários, palestras e conferências, o que faz seus associados estarem constantemente informados a respeito dos assuntos da Marinha.

 

Maiores informações sobre a Marinha, na área do 1º Distrito Naval, poderão ser obtidas em:

Comando do 1º Distrito Naval
Seção de Comunicação Social
Praça Mauá, 65, Centro
Rio de Janeiro-RJ CEP-20081-240
Contatos
+55 21 2104-6110
+55 21 2104-6111
+55 21 2104-6112 (fax)
imprensa@1dn.mar.mil.br