Relações Públicas

Relações Públicas

 

 

A Subassessoria de Relações Públicas, pertencente à Assessoria de Comunicação Social do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), desenvolve atividades de Relações Públicas por meio de cerimônias militares ou de campanhas que aproximem o público da Marinha, entre elas a Operação Cisne Branco ou o trabalho desenvolvido junto às Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR).

 

Imprensa

 

 

A Subassessoria de Imprensa tem como uma de suas atribuições o contato permanente com a imprensa em geral - escrita, falada ou televisiva - divulgando notas e press releases que esclareçam ou divulguem fatos públicos que envolvam a Marinha, quando correspondentes à atribuição legal do Com1ºDN.

 

 

Cerimônias militares e Eventos Sociais

 

 

 

AS Subassessorias de Cerimonial e de Relações Públicas realizam diversas cerimônias e eventos sociais ao longo do ano, dentre os quais destacam-se:

 

Assunção da Guarda no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

 

O Comando do 1º Distrito Naval assume a Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, por intermédio do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, no 1º domingo dos meses de março, junho, setembro e dezembro. Em junho, é realizada a Cerimônia de Assunção da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, aberta ao público em geral.

 

Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e Entrega da Medalha da Ordem do Mérito Naval

 

Em homenagem à vitória na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, o Comando do 1º Distrito Naval realiza, anualmente, no mesmo dia e mês, a Cerimônia Alusiva à Batalha Naval do Riachuelo e de Entrega da Medalha da Ordem do Mérito Naval, que trata-se da mais alta comenda da Marinha do Brasil. Durante a solenidade, os sinais de Barroso são içados em homenagem aos heróis da Batalha e, em seguida, os toques da Vitória e de Comandante em Chefe são executados, acompanhados da salva de 17 tiros. Além de celebrar a data histórica, a solenidade visa agraciar personalidades e instituições civis e militares que prestam relevantes serviços à Marinha do Brasil.

 

Salão Marinha do Brasil

 

Ainda no mês de junho, em alusão à data comemorativa da Batalha Naval do Riachuelo, é realizada, pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, o Salão Marinha do Brasil, que expõe quadros pintados por um grande número de artistas, sempre com temas atinentes à Marinha do Brasil.

 

Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra

 

Em 21 de julho, em alusão ao naufrágio da Corveta Camaquã, ocorrido na mesma data em 1945, é realizada a Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, em reverência aos heróis da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante que pereceram em guerras. A solenidade conta com a participação de uma Companhia de Honra do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, representações das Forças Armadas e Auxiliares, e Associações de Ex-Combatentes. Um coral de militares canta as canções da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) e dos Combatentes da Segunda Guerra Mundial. Além disso, são lançadas flores ao mar a bordo de um navio da Marinha do Brasil.

Dia do Armistício da 1ª Guerra Mundial

 

Em 11 de novembro, dia do Armistício da 1ª Guerra Mundial, que ocorreu em 1918, o Comando do 1º Distrito Naval realiza uma cerimônia alusiva à data, apoiando, ainda, a solenidade coordenada pelo Consulado da França no Rio de Janeiro.

 

 

A cerimônia do Com1ºDN é realizada nas proximidades do Busto do Almirante Pedro Max Fernando de Frontin, localizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, uma outra cerimônia é realizada no Mausoléu dos Heróis Franceses, localizado no Cemitério São João Batista. Após a homenagem prestada no mausoléu, uma representação de militares da Marinha do Brasil participa da solenidade promovida pelo Consulado da França no Rio de Janeiro.

 

Dia da Bandeira

 

A cerimônia do Dia da Bandeira é realizada em 19 de novembro, no Pátio da Almirante Tamandaré, no Complexo do 1º Distrito Naval. Durante a solenidade é cantado o Hino à Bandeira, quando ocorre a cremação da Bandeira Nacional.

 

Dia do Marinheiro

 

O Dia do Marinheiro é celebrado em referência ao dia 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Nessa data, ocorre a imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, criada em 1957 com o objetivo de agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.

 

Operação Cisne Branco

 

O 1º Distrito Naval realiza a Operação "Cisne Branco" nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, das redes federal, estadual e municipal de educação, localizados em sua área de jurisdição. O projeto, que tem como propósito divulgar temas relacionados à Marinha, se desenvolve no período compreendido entre os meses de abril e dezembro, com a participação de cerca de 7.600 alunos de 115 escolas.

 

Cerimônia Alusiva ao Dia do Amigo da Marinha

 

Em 06 de novembro, data alusiva ao Dia do Amigo da Marinha, o Comando do 1º Distrito Naval realiza a Cerimônia de Entrega da Medalha Amigo da Marinha, que trata-se de um instrumento de Relações Públicas de âmbito nacional, fundamentalmente concebido para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças e instituições que tenham se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha. A data foi criada em homenagem ao ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, fundador e patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), que vislumbrou a importância de estabelecer vínculos cada vez mais fortes com entusiastas dos assuntos do mar.

 

Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR

 

Fundada em 1979, a Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) tem como finalidade congregar personalidades brasileiras ou estrangeiras, e instituições agraciadas com a Medalha Amigo da Marinha. Além disso, a SOAMAR mantém um trabalho de difusão de conceitos doutrinários e culturais relativos a assuntos do mar, através de seminários, palestras e conferências, o que faz seus associados estarem constantemente informados a respeito dos assuntos da Marinha.

 

 

 

- - -

 

 

 

Contato:

Assessoria de Comunicação Social

 

Praça Mauá, 65, Centro

Rio de Janeiro-RJ CEP-20081-240

Contatos
+55 (21) 2104-6111