Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)

Militares Inativos das Forças Armadas de quaisquer Corpos/Quadros/Armas/Serviços/Especialidades, interessados em atuarem no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares–Pecim (Decreto 10.004/2019), como Prestadores de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), poderão se inscrever, no  período  de  13  a  31  de  julho  de  2020, no novo  processo  seletivo  para  preenchimento  de  vagas destinadas a Escolas Cívico-Militares (Ecim) localizadas em diversas cidades do país.

Em  cada Ecim, será  implantado  um  modelo  de  gestão  de  excelência  baseado  nos  Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os professores e os demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho em  sala  de  aula. Não ocorrerá a substituição dos profissionais da educação e, tampouco, dos professores, por militares inativos.

Os militares inativos contratados poderão atuar, como assessores/colaboradores da Direção de Ensino, nas gestões escolar, administrativa, educacional e didático-pedagógica das Ecim.

Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por quaisquer militares inativos:
Assessorar/colaborar com a Direção para a melhoria da infraestrutura escolar, para a melhoria da zeladoria do patrimônio e para o aperfeiçoamento dos processos.

Exemplos  de tarefas que  poderão  ser  exercidas  por  oficiais  superiores, intermediários e subalternos:
Auxiliar na Gestão Escolar e Educacional, no zelo e na manutenção da disciplina escolar, na orientação das ações dos monitores, na observação e melhoria da situação comportamental e nas atitudes dos alunos, na organização e na realização de eventos educacionais e cívicos, dentre outras ações.

Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por monitores(suboficiais/subtenentes/sargentos):
Melhorar o ambiente educativo, contribuir para a redução da violência na escola, aumentar o nível de satisfação dos alunos, reduzir as faltas, desenvolver valores morais e atitudes de civilidade, orientar os procedimentos dos chefes de turma, dentre outras ações.

No Quadro abaixo é possível verificar as cidades e escolas que possuem vagas para titular ou suplente.

 

 

A seleção será realizada conforme o preconizado na Portaria Normativa no 12/GM-MD, de 29 de janeiro de 2020, alterada pela Portaria Normativa nº 52/GM-MD, de 23 de junho de 2020, onde constam os formulários para preenchimento de acordo com Posto/Graduação. Após preenchimento, os formulários deverão ser encaminhados para os seguintes e-mails: "juliana.batista@marinha.mil.br" , "eduardo.macedo@marinha.mil.br" e "belem@marinha.mil.br".

 

 


- PORTARIA NORMATIVA Nº 52/GM-MD, DE 23 DE JUNHO DE 2020

- FICHA DE INSCRIÇÃO

- PORTARIA NORMATIVA  Nº 12/GM-MD, DE 29 DE JANEIRO DE 2020

- PORTARIA NORMATIVA  Nº 12/GM-MD, ANEXOS G, H e I