Militares Inativos das Forças Armadas de quaisquer Corpos/Quadros/Armas/Serviços/Especialidades, interessados em atuarem no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares–Pecim (Decreto 10.004/2019), como Prestadores de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), poderão se inscrever, no período de 13 a 31 de julho de 2020, no novo processo seletivo para preenchimento de vagas destinadas a Escolas Cívico-Militares (Ecim) localizadas em diversas cidades do país.
Em cada Ecim, será implantado um modelo de gestão de excelência baseado nos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Os professores e os demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho em sala de aula. Não ocorrerá a substituição dos profissionais da educação e, tampouco, dos professores, por militares inativos.
Os militares inativos contratados poderão atuar, como assessores/colaboradores da Direção de Ensino, nas gestões escolar, administrativa, educacional e didático-pedagógica das Ecim.
Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por quaisquer militares inativos:
Assessorar/colaborar com a Direção para a melhoria da infraestrutura escolar, para a melhoria da zeladoria do patrimônio e para o aperfeiçoamento dos processos.
Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por oficiais superiores, intermediários e subalternos:
Auxiliar na Gestão Escolar e Educacional, no zelo e na manutenção da disciplina escolar, na orientação das ações dos monitores, na observação e melhoria da situação comportamental e nas atitudes dos alunos, na organização e na realização de eventos educacionais e cívicos, dentre outras ações.
Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por monitores(suboficiais/subtenentes/sargentos):
Melhorar o ambiente educativo, contribuir para a redução da violência na escola, aumentar o nível de satisfação dos alunos, reduzir as faltas, desenvolver valores morais e atitudes de civilidade, orientar os procedimentos dos chefes de turma, dentre outras ações.
No Quadro abaixo é possível verificar as cidades e escolas que possuem vagas para titular ou suplente.
A seleção será realizada conforme o preconizado na Portaria Normativa no 12/GM-MD, de 29 de janeiro de 2020, alterada pela Portaria Normativa nº 52/GM-MD, de 23 de junho de 2020, onde constam os formulários para preenchimento de acordo com Posto/Graduação. Após preenchimento, os formulários deverão ser encaminhados para os seguintes e-mails: "juliana.batista@marinha.mil.br" , "eduardo.macedo@marinha.mil.br" e "belem@marinha.mil.br".
- PORTARIA NORMATIVA Nº 52/GM-MD, DE 23 DE JUNHO DE 2020