Sessão Solene marca homenagem à Marinha do Brasil no Espírito Santo

No dia 6 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) realizou uma sessão solene em homenagem ao início das comemorações pelos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo no estado. Diversas autoridades civis e militares estiveram presentes, entre elas, o Chefe do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval, Contra-Almirante Amintas da Silva Viamonte, o Capitão dos Portos do Espírito Santo (CPES), Capitão de Mar e Guerra Silvio Fernando Ferreira e o Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), Capitão de Fragata Fábio Casaes Passos. Além disso, participaram também representantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), dos Escoteiros do Mar Ilha de Vitória, da Associação dos Veteranos Marinheiros do Espírito Santo (VEMARES) e de militares da ativa e da reserva.

Em alusão à data, o Chefe do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval, enfatizou a relevância histórica da Batalha para a Marinha do Brasil e para o Brasil e ressaltou a atuação da CPES e da EAMES no estado do Espírito Santo.

A sessão solene foi marcada por homenagens alusivas à atuação de militares e instituições que se destacaram na história da Marinha no Espírito Santo. A banda de música formada por aprendizes-marinheiros da EAMES participou do evento executando o Hino Nacional e a canção "Cisne Branco".