Rebocador “Guillobel” participa da fase prática do Curso Expedito de Socorro e Salvamento

No dia 19 de setembro de 2017, o Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guillobel” apoiou a fase prática do curso expedito de Socorro e Salvamento (C-Exp-Sos), tendo recebido a bordo 30 alunos, acompanhados de seu Instrutor, o Capitão de Corveta Fabricio Dinelli Alves da Costa.

Esse curso é ministrado nas dependências do Centro de Adestramento Almirante Marques Leão (CAAML) e tem o propósito de capacitar Oficiais e Praças no planejamento e execução das fainas de Socorro e Salvamento, reboque e desencalhe de navios.

Na ocasião, foi realizado exercício de reboque com o Navio Patrulha Oceânico “Apa”, no litoral do Rio de Janeiro. Ao longo de três horas de adestramento, os alunos puderam acompanhar importantes procedimentos, entre eles: a condução do questionário do acidentado, a manobra de aproximação, passagem e recolhimento de dispositivo e a faina de refrescar o dispositivo, na qual é alterado o ponto de atrito do cabo de reboque através de incremento ou diminuição de seu comprimento. Ressalta-se que a faina de reboque executada foi pioneira para o Navio Patrulha Oceânico.