POIT promove ação no dia Internacional da Limpeza de Praias e Rios

Os militares e pesquisadores do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) realizaram, no dia 16 de setembro, o Dia Internacional da Limpeza de Praias e Rios, uma ação na praia da Cabrita. Para promover o evento, os voluntários percorreram uma trilha de 40 minutos de caminhada e recolheram em torno de 30 quilos de lixo. Os dejetos foram categorizados, posteriormente, pelos pesquisadores presentes na ilha, de acordo com protocolo da Ocean Conservancy.

Na ocasião, foram encontrados 308 itens de diversas origens, trazidos por correntes marinhas e depositados naquela praia. Entre os materiais coletados, o plástico foi o mais abundante. Para finalizar, o material recolhido e separado foi encaminhado para o continente para reciclagem e destinação adequada.

Nessa data, ocorre um movimento internacional de limpeza de rios e praias em todo o mundo. Apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mobilização envolve voluntários de todas as partes do mundo que vão às praias, rios, praças, parques, trilhas, entre outros lugares, coletar os dejetos depositados diretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes.