PATRONO DA SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA É HOMENAGEADO EM CERIMÔNIA NO RIO DE JANEIRO

No dia 6 de novembro foi realizada na Fortaleza de São José, na cidade do Rio de Janeiro, a Cerimônia de Imposição da Medalha “Amigo da Marinha”, presidida pelo Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra, Alexandre José Barreto de Mattos. Na ocasião, mais de 120 pessoas, entre civis e militares, receberam a condecoração que foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como Instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.
 
O evento teve início com a mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, alusiva ao dia Nacional do Amigo da Marinha, celebrado no dia 6 de novembro. Em suas palavras, o Comandante da Marinha enalteceu o espírito audaz e inovador do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, fundador e patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), ao vislumbrar a importância do estabelecimento de vínculos cada vez mais fortes com entusiastas dos assuntos do mar.
 
Em homenagem ao centenário natalício do patrono e fundador da SOAMAR, foi entregue, durante a cerimônia, uma placa de agradecimento pelos membros da Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio), ao Almirante de Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, filho do Almirante Maximiano.
 
A apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, seguida do cerimonial à bandeira narrado encerraram o evento que também contou com a presença do ex-ministro da Marinha, Almirante de Esquadra, Mauro César Rodrigues Pereira; do Diretor Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; demais autoridades militares e civis.