OPERAÇÃO VERÃO 2020/2021

 
 
O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) e suas organizações militares subordinadas começaram, nesta segunda-feira, 21 de dezembro, a “Operação Verão 2020/2021 - Todos por uma Navegação Segura”, nos 03 (três) estados sob sua jurisdição (RJ, MG e ES).  A operação será realizada até o dia 05 de março de 2021, principalmente nas áreas com maior fluxo de embarcações. O objetivo principal é difundir as normas de segurança da navegação para reduzir, ao máximo, os riscos de acidentes no mar, rios, lagos e lagoas, garantindo a integridade física de tripulantes, passageiros e banhistas. 
 
Durante o verão, a Marinha do Brasil reforça suas atividades de Inspeção Naval (IN), em complemento à fiscalização que já realiza diariamente, devido ao aumento no número de embarcações de esporte e recreio, e de transporte de passageiros nessa estação. 
 
 No Rio de Janeiro, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) intensificarão suas atividades de IN em conjunto com as respectivas organizações militares subordinadas. 
 
A CPRJ, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá, a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e a Agência da Capitania dos Portos em Paraty atuarão nas águas oceânicas e interiores do estado, incluindo-se a Baía de Guanabara, as praias do Rio de Janeiro, de Niterói, de toda a Costa Verde entre outras. Na Costa Verde Fluminense, as ações serão realizadas em uma área que se estende de Barra de Guaratiba até a ponta da Ilha da Trindade. Serão empregadas, simultaneamente, diversas equipes de Inspeção Naval, totalizando 350 militares, que utilizarão lanchas, motos aquáticas e viaturas, em Marinas, clubes e colônias de pescadores, cobrindo todas as áreas de prática de atividades náuticas da região sob sua jurisdição.