NPaOc “Apa” realiza comissão de apoio ao C-Exp-SOS com a presença de Aspirantes da Escola Naval

No final de setembro, o Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” prestou apoio ao Curso Expedito de Socorro e Salvamento e foi rebocado pelo Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Guillobel” por aproximadamente uma hora. Esta ação contribuiu para o aprimoramento no adestramento dos alunos do Curso, dos Aspirantes da Escola Naval que se encontravam embarcados e da tripulação dos Navios.

A operação, realizada no litoral do Rio de Janeiro (RJ), englobou, dentre outros procedimentos: a aproximação entre os navios; passagem do dispositivo de reboque; comunicação entre as estações e os passadiços; movimentação do trem de reboque e o desengajamento do dispositivo. Durante todo o evento, foram observadas as normas de segurança e os procedimentos marinheiros. Além disso, os Navios realizaram honras de passagem e içaram suas respectivas bandeiras, certos da boa execução de mais um exercício.

O curso expedito é ministrado pelo Centro de Adestramento Almirante Marques Leão (CAAML) e visa capacitar Oficiais e Praças no planejamento, procedimentos de segurança e emergência e execução das operações de socorro e salvamento, principalmente as de reboque e desencalhe de embarcações.