NPAOC “APA” E A FRAGATA INDEPENDÊNCIA REALIZAM EXERCÍCIOS NO MAR

 

     O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, e a Fragata Independência, subordinada ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta, realizaram exercício de Leap Frog, na terça-feira (27), ao sul do município de Maricá (RJ).

 

     O exercício consiste na aproximação lateral dos navios e na manutenção do posicionamento de ambos, adotando o mesmo rumo e velocidade, visando aprimorar o nível de capacitação das tripulações e a interação dos meios de classes distintas, em proveito da segurança da “Amazônia Azul”.

 

     Além disso, a atividade contou com a participação de seis Aspirantes da Escola Naval, a bordo do NPaOc “Apa”, que puderam vivenciar o ambiente e a rotina de bordo do navio. Eles acompanharam o exercício de Leap Frog e os procedimentos para operações aéreas, com o lançamento e recolhimento da aeronave UH-12, pertencente ao Esquadrão HU-1. Tal experiência é relevante para os Aspirantes do segundo ano, pois contribui para a decisão sobre o Corpo e Habilitação que terão ao longo da carreira na Marinha do Brasil.

 

     Ressalta-se que toda a operação foi conduzida em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19