No Dia da Bandeira, o Comando do 1º Distrito Naval comemorou 75 anos

          Em 19 de novembro, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) celebrou o Dia da Bandeira com uma cerimônia no Pátio Almirante Tamandaré, ocasião na qual também comemorou seu 75º aniversário de criação.

          A cerimônia foi presidida pelo Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Ministro do Superior Tribunal Militar, e prestigiada pelo Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Diretor-Geral do Material da Marinha, ambos ex-Comandantes do 1ºDN.

        Na Ordem do Dia do Comandante do 1º Distrito Naval, foi enfatizado o agradecimento aos Comandantes e tripulações anteriores, pelos sólidos exemplos, conduta e resultados que alicerçam as ações de hoje. Da mesma forma, foi reconhecido o esforço, abnegação e profissionalismo das tripulações do Com1ºDN e das Organizações Militares subordinadas, que mantêm o foco no cumprimento das missões a elas atribuídas, independentemente das adversidades.

          Na ocasião, também foram homenageados os militares e a servidora civil que mais se destacaram na execução das suas tarefas ao longo do ano.

         Às 11h55, teve início o Cerimonial à Bandeira, que foi hasteada ao som do Hino Nacional Brasileiro, seguido da salva de 21 tiros, realizada pelo Navio de Apoio Oceânico “Purus”. Terminado o Cerimonial, foi lida a Ordem do Dia do Chefe do Estado-Maior da Armada e foram incinerados os Pavilhões Nacionais inservíveis, ao som do Hino à Bandeira Nacional.

          A cerimônia foi realizada em conformidade com as medidas de enfrentamento à COVID-19.