NAVIO-PATRULHA OCEÂNICO “APA” REALIZA EXERCÍCIO DE BUSCA E SALVAMENTO COM A FAB

 
Entre os dias 13 e 17 de julho, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou o Exercício Técnico de Busca e Salvamento (SAREX- II/2020) com a Força Aérea Brasileira (FAB).
 
O Navio conduziu operações aéreas com a aeronave H-36 “Caracal”, em proveito da ambientação e qualificação dos pilotos e equipes da FAB nas atividades de Busca e Salvamento no mar, por meio de manobras de resgate de içamento duplo (“Pick-up”) e içamento com maca para evacuação aeromédica no convoo.
 
O Exercício também possibilitou a troca de experiências de operações aéreas entre os militares e o conhecimento dos procedimentos técnicos e operativos adotados pela FAB, incrementando a interoperabilidade entre as duas Forças Armadas no tocante às ações conjuntas de busca e salvamento.
 
Ademais, o NPaOc “Apa” realizou também inspeção naval, com apoio de militares da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na área compreendida entre a Ilha Rasa de Guaratiba e Ilha Grande, ampliando a fiscalização do tráfego aquaviário e a salvaguarda da vida humana no mar na região.