Navio-Patrulha Oceânico “Apa” realiza Comissão de Apoio Logístico ao POIT

O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” (P-121), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou a Comissão "POIT I-2018/PATNAV-SE" de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), no período de 16 a 28 de fevereiro.

Dentre as diversas tarefas atribuídas ao Navio destacam-se duas: o apoio logístico às ilhas oceânicas da área de responsabilidade do Comando do 1º Distrito Naval e a realização da Patrulha Naval na área marítima em sua área de jurisdição. A primeira foi realizada após o “APA” fundear na Enseada dos Portugueses, entre 19 e 21 de fevereiro, com o embarque e transporte de material (gêneros e combustível) e pessoal (militares e pesquisadores) para a Ilha. Já a segunda, se concentrou na Bacia Petrolífera de Campos.

Além de transportar militares para a rendição da guarnição da Ilha da Trindade, o Navio contou com a presença de diversos pesquisadores que, em parceria com a Marinha, realizaram pesquisas científicas durante o trajeto e no período em que permanecem no POIT. A operação de Apoio Logístico à Ilha da Trindade ocorre bimestralmente e conta com o apoio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e a parceria da comunidade científica brasileira representada por pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil.

O arquipélago de Trindade e Martim Vaz está localizado a cerca de 600 milhas náuticas da costa, correspondente a cerca de 965 Km.