NAVIO-PATRULHA OCEÂNICO “AMAZONAS” PARTICIPA DA OBANGAME EXPRESS 2020

 
O Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, participa da 10ª edição da operação OBANGAME EXPRESS, que ocorre de 28 de fevereiro a 06 de abril de 2020, na África, com presença nos portos da Namíbia, São Tomé e Príncipe e Angola.
 

O exercício conjunto, que conta com a participação de diversos países europeus e africanos, tem o propósito de adestrar as Marinhas Amigas, pertencentes à Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas), para o enfrentamento à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné.
 
 
O adestramento é realizado por intermédio de ações de repressão à pesca ilegal; do combate à poluição no mar; do combate à pirataria e ao terrorismo marítimo e da assistência a navios em situação de perigo.
Com isso, o exercício aumenta a interoperabilidade e os laços de cooperação entre as Marinhas de diversos países do continente americano, africano e europeu.
 

Entre 28 de fevereiro e 02 de março, o NPaOc Amazonas esteve atracado em Walvis Bay, na Namíbia, primeiro porto visitado pelo Navio durante a Comissão, e ficou aberto à visitação pública no dia 1º de março.