NAVIO DE APOIO OCEÂNICO “PURUS” E NAVIO-PATRULHA “GURUPÁ” REALIZAM EXERCÍCIO DE REBOQUE

Em 05 de março, o Navio de Apoio Oceânico “Purus” e o Navio-Patrulha “Gurupá”, pertencentes ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizaram um exercício de reboque ao sul da Baía de Guanabara (RJ), em proveito do Curso Expedito de Socorro e Salvamento e com o intuito de elevar seus níveis de adestramento.

Com uma grande gama de fainas marinheiras, o exercício foi realizado para adestrar as tripulações de ambos os Navios, tanto para a condução de um reboque, quanto para a necessidade de ser rebocado, além de proporcionar experiência aos militares na preparação de convés e de manobras entre as duas embarcações.

O Curso Expedito de Socorro e Salvamento é de grande importância para a formação profissional de tripulantes de Rebocadores de Alto-Mar e de Navios de Apoio Oceânico. Seus principais propósitos são:
ensinar as técnicas de reboque e desencalhe, descrever os materiais e apresentar os métodos empregados na atividade de reboque.

Com adestramentos dessa natureza, os Navios mantêm-se preparados para as atividades de Patrulha Naval, de Socorro e Salvamento e de Inspeção Naval nas águas sob jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval.