Marinha realiza Operação “Ano Novo 2021-2022” no litoral do Rio de Janeiro

NPaOc "Amazonas" durante fiscalização na Operação de "Ano Novo 2021-2022"

Entre os dias 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), subordinada ao Comando do 1º Distrito Naval, realizou a Operação “Ano Novo 2021-2022”, em parceria com outras instituições de segurança, atuando junto à comunidade marítima, nas praias de Copacabana e Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), e na lagoa de Maricá (RJ).

Durante a operação, a CPRJ coordenou 300 militares e cerca de 20 embarcações de pequeno e médio portes, entre elas o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.

O propósito da parceria e presença das instituições foi orientar os condutores das embarcações sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica nas áreas em que ocorreu queima de fogos.

Adicionalmente, para que tudo transcorresse de forma organizada e segura, a CPRJ estabeleceu, em setembro de 2021, um cronograma para que todas as embarcações participantes da noite da festa de réveillon fossem previamente vistoriadas e aprovadas, conforme as Normas da Autoridade Marítima.