Marinha do Brasil realiza resgate de tripulante enfermo de Navio Mercante

No dia 1º de setembro, a Marinha do Brasil realizou o resgate de um tripulante do Navio Mercante “Azur”, de bandeira das Ilhas Marshall.

O NM “Azur” fez contato com o SALVAMAR Brasil, em 31 de agosto, solicitando a evacuação médica de um dos seus tripulantes, por conta de um ferimento na cabeça.

Quando o Navio entrou no raio de ação adequado, a cerca de 150 milhas náuticas a sudoeste do Farol do Cabo Frio, um helicóptero UH-15 pertencente ao 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral
decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, com a tripulação e o G-SAR (um médico e dois resgatistas), a fim de realizar uma evacuação aeromédica (EVAM) do tripulante.

A Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE) transportou o tripulante enfermo para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro-RJ, a fim de que fosse direcionado a uma unidade hospitalar.

Em virtude da pandemia do coronavírus, foram adotados os protocolos estabelecidos pela Diretoria de Saúde da Marinha para missões de busca e salvamento, com o uso de EPI pelos militares envolvidos diretamente no resgate.