Marinha do Brasil na Semana da Pátria no Espírito Santo

A Marinha do Brasil (MB) participou ativamente da programação da Semana da Pátria 2017, iniciada no dia 1º de setembro e promovida pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O objetivo foi aproveitar a proximidade de uma data célebre como a da Independência do Brasil para resgatar os valores nacionais por meio de atividades cívico-militares, culturais e esportivas.

O evento contou com a presença da MB, representada pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES); do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, além de representantes da Polícia Civil e do Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Justiça.

A Semana da Pátria foi aberta com a realização de solenidade do “Fogo Simbólico’’ no dia 1º de setembro, nos “Jogos da Pátria”; na manhã do dia 02, na “Exposição da Pátria”; nos dias 02 e 03 em um shopping no município de Vila Velha e na “Ação cívico-militar” no dia 04 de setembro no município de Domingos Martins.
Os militares que representaram a Marinha na Semana da Pátria 2017 participaram dos “Jogos da Pátria”, na Praia de Camburi, em Vitória, e conquistaram o primeiro lugar com a equipe de vôlei de praia. Vale destacar também, o melhor tempo individual na modalidade “pista de aplicação”.

Na “Exposição da Pátria”, militares da CPES e da EAMES prestaram informações sobre a atuação da Marinha, especificamente sobre: o trabalho de salvaguarda da vida humana no mar, a segurança do tráfego aquaviário e a formação militar. A mostra contou com a exposição de uma embarcação e de peças navais, com a realização de oficina de “Nós e Voltas” e o esclarecimento para o ingresso na Marinha. Além disso, procedimentos para inscrição e regularização de embarcações, obtenção de habilitação de condutores e a divulgação de cursos do Ensino Profissional Marítimo também foram temas abordados.

Já a “Ação cívico-militar” foi realizada em escolas localizadas em Domingos Martins, região de montanha do estado, onde houve palestras sobre as instituições participantes da Semana da Pátria.