Marinha do Brasil celebra o Dia Marítimo Mundial em Cerimônia no Espírito Santo

A Marinha do Brasil celebrou, no dia 28 de setembro, o Dia Marítimo Mundial, em cerimônia realizada na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES). A solenidade contou com a participação de militares da ativa e da reserva, de autoridades e representantes da Comunidade Marítima, da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), das empresas de navegação, dos Sindicatos ligados à atividade e de alunos do Curso Técnico em Portos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

A banda de música formada por alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) foi uma das atrações do evento. Durante a solenidade, foram lidas a mensagem da Organização Marítima Internacional e a Ordem do Dia da Diretoria de Portos e Costas (DPC). Ao pôr do sol, os convidados puderam a acompanhar o Cerimonial à Bandeira.

O Dia Marítimo Mundial foi criado em 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO), entidade que deu origem à atual Organização Marítima Internacional (IMO). Desde então, a data passou a ser comemorada em todo o mundo, especialmente para destacar a importância das indústrias marítimas no comércio internacional.