INSPEÇÕES NAVAIS FORAM INTENSIFICADAS PELA DELEGACIA FLUVIAL DE FURNAS NO CARNAVAL

No período de 21 a 26 de fevereiro, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) realizou a “Operação Carnaval 2020”, como parte integrante da “Operação Verão – Mares Seguros e Limpos”, no Lago de Furnas, principal destino de turismo náutico do estado de Minas Gerais.

Durante a Operação, 177 embarcações foram abordadas, sendo 11 notificadas e uma apreendida, e nenhum acidente ocorreu. As equipes de Inspeção Naval foram distribuídas pelos municípios da região (Capitólio, São João Batista do Glória, São José da Barra, Boa Esperança, Lavras e Carmo do Rio Claro) e empregaram diversos meios operativos, tais como: lanchas, motoaquáticas, viaturas e um helicóptero UH-12 “Esquilo” do 1º Esquadrão de Helicóptero de Emprego Geral (EsqUH-1).

As ações fazem parte da atribuição legal da DelFurnas e visam à garantia da segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas e instalações de apoio.

Nas abordagens, além da fiscalização do tráfego aquaviário, os militares disseminaram a mentalidade marítima aos condutores, tripulantes e passageiros, divulgaram o número “185” para emergências marítimas e esclareceram as formas de ingresso na Marinha.