GptFNRJ presta apoio à Cerimônia em Homenagem ao Último Imperador Asteca Cuauhtémoc

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) participou, através da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GptFNRJ), da cerimônia em Homenagem ao último Imperador Asteca Cuauhtémoc no Parque do Flamengo (RJ), onde se localiza um monumento em homenagem ao Imperador, no dia 27 de março.

Com a presença de militares mexicanos que estão no Rio de Janeiro em função do evento Velas Latinoaméricas 2018, o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro aproveitou para reunir autoridades mexicanas, assim como representantes de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Venezuela.

Também foram convidados a diretora, professores e alunos do 5º ano primário da Escola Municipal México, que puderam ter um contato mais próximo com a cultura mexicana enriquecendo, desde cedo, os conhecimentos sobre o povo latino-americano. De acordo com a assistente da consul, Ivana Soto, há essa preocupação em prestigiar a Escola que leva o nome do país sempre que o México está envolvido em algum evento no Rio de Janeiro. A diretora da Escola falou sobre essa parceria:

“Procuramos sempre estimular os alunos trazendo-os para as cerimônias, essa troca é muito importante. O México, assim como a Marinha do Brasil preserva as suas tradições, o que é muito importante para a manutenção de uma cultura que passa de geração para geração.”

A solenidade teve início com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional Mexicano tocados pela Banda de Música do GptFNRJ, logo em seguida, houve a Aposição Floral e um discurso do Embaixador Mexicano no Brasil que enalteceu a história do Imperador Asteca Cuauhtémoc, ressaltou a importância da chegada do Navio Velerio Cuauhtémoc no Rio de Janeiro, do Velas Latinoaméricas 2018 e destacou a integração e fraternidade entre os países participantes além da contribuição fundamental para acordos comerciais e econômicos.

O Embaixador Antonio Fernando Cruz de Melo, Coordenador de relações Internacionais da Prefeitura, em nome do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro saudou a todos, enalteceu a relevância do Velas Latinoamérica 2018 e a contribuição dos países participantes para a paz e a harmonia no continente.

Ao final, a banda de Música do Gptfnrj encerrou o evento com as músicas Fibra de Herói e Cisne Branco. O SubOficial Diniz, maestro da Banda, falou do sentimento de participar de um evento como este:

“É muito gratificante estar aqui, a banda se sente muito motivada quando está presente neste tipo de solenidade relembrando a história de um povo e suas tradições”.