CPRJ lança novo Sistema de Monitoramento de Perícias de Navios: Siscontrole

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) realizou a apresentação oficial do novo sistema de monitoramento de perícias de navios em suas águas jurisdicionais, o Siscontrole, no dia 7 de dezembro. O evento, que contou com a presença do Gerente do Grupo de Vistorias e Inspeções (GVI) da Diretoria de Portos e Costa (DPC), Capitão-de-Mar-e-Guerra Antônio Galvão de Almeida Simões marcou o início da utilização da nova ferramenta de controle.

O sistema, desenvolvido por militares da CPRJ, surgiu devido a necessidade de se promover um controle positivo das embarcações inspecionadas pelo GVI na área de jurisdição da CPRJ. Seu funcionamento consiste na rápida visualização de datas de vencimento dos prazos dados às deficiências detectadas pelos inspetores navais em perícias e inspeções de Port State Control e de Flag State Control.

O uso do sistema visa evitar que embarcações com pendências em aberto e que estejam na Baía de Guanabara recebam um passe de saída sem antes sanar as suas deficiências. Uma forma de evitar que se coloque em risco a salvaguarda vida humana no mar, a segurança da navegação, ou o potencial risco de causar poluição ambiental.