CPES divulga balanço final da Operação Verão 2017/2018

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) encerrou a Operação Verão 2017/2018 no dia 25 de fevereiro. A partir do comparativo com os dados da Operação Verão 2016/2017 observa-se um acréscimo de 3,9% no número de abordagens e de 40% no número de notificações. Iniciada no dia 22 de dezembro de 2017 e realizada pela Marinha anualmente em todo o território nacional, a Operação teve como tema: “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida respeita”.

No decorrer das ações, as equipes da CPES realizaram ações de fiscalização, em rios e lagoas do Espírito Santo e de Minas Gerais, bem como em todo o litoral capixaba. No total, foram fiscalizadas 1866 embarcações, das quais 138 foram notificadas devido a infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e 21 apreendidas, uma vez que colocavam em risco a segurança da navegação.

Com a Operação, as fiscalizações foram intensificadas, principalmente sobre as embarcações de esporte e recreio e de transporte de passageiros, voltadas para o turismo náutico. Durante as inspeções, os militares da Capitania verificaram as condições gerais da embarcação, sua lotação e documentação (inscrição da embarcação e habilitação do condutor e demais tripulantes), bem como os materiais de salvatagem (coletes e boias salva-vidas).

Além disso, também foram feitas ações educativas, por meio da distribuição de panfletos em praias, marinas, iates clubes e colônias de pescadores a fim de orientar  condutores e banhistas sobre as regras de segurança da navegação, possibilitando uma fiscalização por parte de todos.

TABELA ESTATÍSTICA.......................2016/2017................................2017/2018
ABORDAGEM........................................1793.........................................1866
NOTIFICAÇÃO...........................................98...........................................138
APREENSÃO.............................................21.............................................21