CPES CELEBRA OS 150 ANOS DO FAROL SANTA LUZIA

 

     A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) organizou, no dia 28 de setembro, o Seminário sobre Calado Dinâmico nos Portos do Espírito Santo, contando com representantes dos Terminais Portuários de Portocel, Ubu, Tubarão, da Companhia Docas do Espirito Santo (CODESA) e da Praticagem.

    O Seminário apresentou os estudos e iniciativas em andamento para a implantação do calado dinâmico em Terminais Portuários no Estado, visando nivelar conhecimentos e o intercâmbio de informações e experiências.

    Os representantes dos terminais apresentaram projetos em desenvolvimento para a futura implantação e operação de sistemas para determinação de folga dinâmica abaixo da quilha, como preconizado pela Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-33) da Diretoria de Portos de Costas.

    Os estudos e projetos sobre o calado dinâmico tem potencial para, sem comprometer a segurança da navegação, ampliar os benefícios e viabilidade econômica de operação portuária, maximizando a capacidade de carga nos navios de acordo com a análise, em tempo real, das condições ambientais, agregando competitividade aos portos do Estado.