O Comando de Defesa Setorial (CDS) Copacabana aprovou os testes de Comando e Controle, as comunicações e os sistemas que foram utilizados durante a Maratona Olímpica, segundo evento - teste preparatório para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 que envolve a área de responsabilidade da Marinha do Brasil.
“Os testes foram aprovados. Conseguimos uma maior integração com o Comitê Organizador. Cerca de 90% da Maratona Olímpica passou por nossa área de responsabilidade. E atuamos com nossos Grupos -Tarefa nessas áreas executando os testes de comando e controle”, disse o Vice - Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º Distrito Naval e do CDS Copacabana.
No mar e em terra foram verificadas a prontificação dos militares e dos meios envolvidos no evento. Para exercer o controle do tráfego aquaviário nas áreas de interesse do evento-teste, o Grupamento Marítimo utilizou um navio-patrulha oceânico, dois avisos-patrulha, além de embarcações da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).
“Começamos o planejamento do CDS Copacabana ano passado e agora estamos aplicando. Fizemos, no domingo, o gerenciamento das informações para conseguirmos a consciência situacional. Observamos na prática as ações de Comando e Controle e possíveis ajustes para os Jogos Olímpicos”, explicou o Capitão de Mar e Guerra (FN) Ailton Matos de Freitas Júnior.
O CGDA e o CDS são estruturas militares criadas pelo Ministério da Defesa para dar suporte aos Jogos como Força de Contingência.










