Concluído 1° Curso de Capacitação Sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos ministrado pelo SENAC

Nos dias 30 e 31 de julho, o Comando do 1º Distrito Naval recebeu a instrutora Lidiane Martins, do SENAC, para ministrar o Curso de Capacitação Sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, no Refeitório do Rancho, para os militares que manipulam alimentos em serviço.

O aprimoramento educacional reuniu uma turma com 20 militares, sendo sua maioria composta por marinheiros temporários e recrutas. A intenção é capacitá-los no que se refere aos procedimentos de boas práticas na produção e manipulação de alimentos, de acordo com a legislação sanitária vigente, além de orientar sobre formas adequadas e higiênicas de manuseio, armazenamento, transporte, preparação, e de todos os outros processos que envolvem a cadeia produtiva de alimentos.

O curso abordou temas como: o porquê dos cuidados com os alimentos; ambiente de trabalho, utensílios e equipamentos; perigos aos quais os alimentos podem ser expostos; a multiplicação dos microrganismos; higienização adequada do ambiente de trabalho; cuidados com a armazenagem dos alimentos e como prepará-los com segurança.

A Encarregada da Divisão de Municiamento e nutricionista do Com1°DN, 1ºTen (RM2-S) Wilma Cristina, explicou que “as boas práticas são normas de procedimentos estabelecidos no serviço de alimentação para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de produto e/ou serviço na área de alimentos, cuja eficiência e efetividade devem ser avaliadas por meio de inspeção”, e enfatizou a importância do curso para os militares, pois ele contribui para garantir a produção de alimentos seguros para a nossa tripulação.

Ao término do curso, os 20 militares participantes receberam o certificado de conclusão que, somado a seus currículos, servirá para oportunidades de emprego no mercado de trabalho caso eles não continuem na Marinha, onde poderão aplicar o conhecimento adquirido.