COMGPTPATNAVSE FORMA DUAS TURMAS DO ESTÁGIO BÁSICO DE ABORDAGEM

 

    Nos períodos de 08 a 11 e de 22 a 26 de fevereiro, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE) concluiu a formação das duas primeiras turmas do Estágio Básico de Abordagem de 2021.


    O treinamento, com o propósito de qualificar oficiais e praças para atuarem em inspeções e patrulhas navais, foi dividido em atividades teóricas, conduzidas na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, e práticas, a bordo do casco do ex-Rebocador de Porto “Destemido”.

 

    Dentre os assuntos ministrados, destacaram-se os conceitos da atividade de inspeção naval, que consiste na fiscalização do cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), das normas e regulamentos dela decorrentes e dos atos e resoluções internacionais adotados pelo Brasil. O conhecimento sobre a salvaguarda da vida humana no mar e em hidrovias interiores, a segurança da navegação e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio é fundamental para a atuação na fiscalização do tráfego aquaviário.

    Ressalta-se que os exercícios foram conduzidos em conformidade com as medidas de enfrentamento à COVID-19.