COMGPTPATNAVSE APOIA REALIZAÇÃO DO CURSO EXPEDITO DE ENFERMAGEM OPERATIVA PARA PRAÇAS

 

Simulação de manobras de extricação

 

     Nos dias 6 e 7 de outubro, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” e o Rebocador de Porto (RbP) “Destemido”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), apoiaram a fase prática do Curso Expedito de Enfermagem Operativa para Praças, conduzido pela Escola de Saúde da Marinha (ESM).

 

     O curso teve o propósito de capacitar praças com habilidades em Operações Especiais de Resgate e Paramedicina no atendimento às vítimas de trauma ou em estado clínico, durante as atividades militares, com o objetivo de salvaguardar a vida humana.

 

     No NPaOc “Apa”, foram executadas diversas tarefas da fase prática do Curso, tais como: simulação de resgate em compartimento de difícil acesso para a retirada de vítima com necessidade de extricação, resgate durante transferências no mar e atendimento de feridos durante a fase de abordagem da Patrulha Naval. Já no RbP “Destemido”, foram realizadas ações simuladas em ambiente hostil com os procedimentos de segurança necessários ao resgate em praça de máquinas e abordagem em navio atracado.

 

     O emprego de meios que simulem o realismo das situações de bordo é uma ferramenta potente para capacitação dos alunos, além de permitir um sadio compartilhamento de conhecimentos com as tripulações, que também aprimoram o nível de adestramento.