COMANDO DO 1ºDN PARTICIPA DE COLETA DE RESÍDUOS NO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

No dia 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, o Comando do Primeiro Distrito Naval, sob a coordenação da Diretoria Geral de Navegação (DGN), atuou com a Diretoria Geral de Pessoal da Marinha (DGPM) e a Diretoria de Portos e Costa (DPC), em ação realizada junto ao Instituto Aqualung, em Copacabana, para distribuir sacolas biodegradáveis e coletar lixo nas areias da Praia. No total, foram recolhidas mais de 1 tonelada de resíduos.
 
As Organizações Militares subordinadas ao Com1ºDN, também realizaram ações em suas áreas de jurisdição. Na cidade do Rio de Janeiro, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) promoveu a retirada de 20 Kg de resíduos sólidos da Praia Vermelha e da Urca, no bairro da Urca.
 
Na região da Costa Verde, a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (RJ) promoveu na Praia Grande, de 10h30 as 13h30, um dos principais pontos turísticos da região, ações de limpeza e recolheu aproximadamente 30kg de lixo. Já militares e embarcações da Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) se juntaram a órgãos municipais e estaduais de meio ambiente e recolheram 12kg de resíduos sólidos da Praia da Lula.
 
Ainda na Costa Verde, militares e embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá) promoveram, de 8h as 12h, na Praia de Itacuruçá e no mar, em pontos distintos da Baía de Sepetiba, ações de limpeza e também de conscientização de banhistas, condutores e passageiros sobre o descarte correto de lixo. No total, foram coletados 400kg de resíduos.
 
Na região dos Lagos, a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) se juntou à Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Cabo Frio para a retirada de 5kg de lixo da Praia do Forte e também para a limpeza do fundo do mar nas proximidades do Forte São Matheus. Já a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé - que será elevada à categoria de Capitania de 2ª classe no dia 25 de setembro, sendo a partir de então denominada Capitania dos Portos de Macaé - atuou em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Macaé no “3º Macaé Water Challenge” na coleta de resíduos na Praia do Pecado e na Lagoa de Imboassica, e com o 115º Grupo Escoteiro do Mar “MACAHÉ” em um mutirão de limpeza na Praia da Barra. As ações resultaram na retirada de aproximadamente 100 kg de lixo desses locais.
 
No Norte Fluminense, militares e embarcações da Agência da Capitania dos Portos em São João Barra (ASJBarra) atuaram em conjunto com órgãos de meio ambiente nos municípios de São João da Barra, São Francisco, Campos e São Fidélis e realizaram ações de conscientização ambiental e a coleta de 2 toneladas de lixo.
 
No estado do Espírito Santo, as ações de limpeza aconteceram em Vitória e Vila Velha. De 8h30 as 11h30, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) atuou conjuntamente com o Iate Clube do Espírito Santo e os voluntários do Projeto Pegada nas principais praias de Vitória (ES), recolhendo 200kg de lixo e orientando banhistas sobre os cuidados com os resíduos sólidos descartados nas Praias do Sagrado, do Canto e Curva da Jurema, em Vitória (ES). Já em Vila Velha, a Escola de Aprendizes-Marinheiro (EAMES) se juntou à Secretaria de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos da prefeitura de Vila Velha e promoveu de 8h as 12h, na Praia da Barra do Jucu e na Lagoa Grande de Ponta da Fruta, a coleta de 350 kg de resíduos sólidos.
 
Em Belo Horizonte (MG), a Capitania Fluvial de Minas Gerais realizou, de 8h as 12h, a retirada de aproximadamente 30kg de resíduos sólidos da Lagoa da Pampulha, um dos principais pontos turísticos da Capital mineira.