O Comando do 1º Distrito Naval realiza Mídia Day iniciando a Operação Verão 2020/2021

          Em 18 de dezembro, o Comando do 1º Distrito Naval iniciou a Operação Verão 2020/2021 com um mídia day na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).

          Na ocasião, a Rede Record realizou a cobertura jornalística da fiscalização executada por meio de inspeções navais em duas embarcações na Baía de Guanabara. Além das abordagens, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro concedeu uma entrevista sobre a importância dos cuidados necessários a passageiros e condutores antes de navegarem. Dentre os tópicos de maior relevância, foram destacados o uso de coletes salva-vidas por todos que forem navegar; o respeito ao número de pessoas que as embarcações comportam; e a verificação da habilitação de condutores, bem como a atenção a validade dos documentos.

         Entre 21 de dezembro de 2020 e 05 de março de 2021, haverá uma intensificação das atividades de fiscalização da CPRJ, com o aumento da efetiva força de trabalho, visando incrementar a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental proveniente de embarcações na orla marítima. Serão aproximadamente 350 militares, os quais atuarão também no esforço de conscientização da prevenção do novo Coronavírus (COVID-19).

          Serão empregadas, simultaneamente, diversas Equipes de Inspeção Naval (IN), que atuarão em Marinas, clubes e colônias de pescadores, com lanchas, motos aquáticas e viaturas, em todas as áreas de prática de atividades náuticas.

          O principal objetivo da Operação Verão é uma campanha de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, visando fortalecer a preservação de nossos mares, rios e lagos, aumentar a segurança da navegação e evitar acidentes. Além disso, a operação também terá como foco o combate à poluição que tem atingido a nossa Amazônia Azul.