Comando do 1º Distrito Naval realiza a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré” no Rio de Janeiro

Em 11 de dezembro, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, na Casa do Marinheiro (RJ).

A solenidade, presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, teve início com as honras militares e o hasteamento do pavilhão do patrono da Marinha, acompanhado do “Exórdio de Tamandaré” executado pela Banda de Música do Batalhão Naval e da salva de 19 tiros de canhão, executada pela Bateria de Salva do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.

O evento desenvolveu-se com o acompanhamento da Cerimônia de Integração do Submarino “Tonelero”, do Lançamento ao Mar do Submarino “Humaitá” e os Avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), que ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí. Em seguida, os paraninfos foram convidados a condecorar 130 agraciados com a Medalha “Mérito Tamandaré”.


O Dia do Marinheiro é celebrado em referência ao dia 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Como forma de homenagem, a Medalha “Mérito Tamandaré” foi criada em 1957 e se destina a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.