Comando do 1º Distrito Naval participa do Círio de Nazaré no Rio de Janeiro

Os militares do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) representaram a Marinha do Brasil (MB) na procissão do Círio de Nazaré, tradicionalmente celebrada na Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, Tijuca (RJ). Durante a cerimônia, marinheiros se revezaram para levar a imagem de São Francisco de Assis pelas ruas do bairro, acompanhados de perto pelos fiéis.

A solenidade aconteceu no dia 8 de outubro e contou com a presença de aproximadamente 12 mil pessoas. Antes da romaria, foi rezada uma missa e, em seguida, as pessoas deixaram a Igreja para dar início à peregrinação. Além dos marinheiros, o evento teve a presença da Banda de Fuzileiros Navais a qual entoou as canções: Jesus Cristo, A Padroeira, Vós Sois um Lírio Mimoso e Oração de São Francisco.

O cortejo do Círio de Nazaré, tombado pelo Patrimônio Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2013, seguiu sob forte emoção e devoção pelas ruas da Tijuca. Ao retornarem, outra missa foi celebrada, agora com a presença do Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.