Comando do 1º Distrito Naval coordena realização do 1º Estágio Básico de Carceragem

         Entre 23 e 27 de novembro, o Comando do 1º Distrito Naval coordenou a realização do 1º Estágio Básico de Carceragem (E-B-Carc), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA).

         Idealizado pelo Comando de Operações Navais, o Estágio teve como propósito contribuir para a qualificação e/ou ampliação do conhecimento dos 55 militares que assumirão tarefas de custódia de presos nas organizações militares detentoras de carceragem.

        Para abrilhantar o quadro de palestrantes, foram convidados especialistas como o Juiz Federal da Justiça Militar, Dr. Sidnei Carlos Moura e o Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Direito pela UERJ, especialista em Direito Penal, Thiago Jordace. Além disso, ressalta-se a contribuição do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e do Presídio da Marinha, que cederam militares capacitados e munidos de experiências práticas, que muito contribuíram para o êxito do evento.

         No que concerne ao conteúdo das palestras, os temas Justiça e Disciplina Carcerária, Serviço de Custódia de Presos, Recebimento e Libertação dos Presos, Humanização no Sistema Prisional e Terapia Ocupacional foram lecionados, de acordo com a ComOpNavInst 12-03, por possuírem maior relevância para a prática das atividades.

         No último dia, o E-B-Carc contou com a participação do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Ministro do Superior Tribunal Militar, que proferiu uma palestra sobre " A Justiça Militar da União", com a finalidade de apresentar o histórico, a composição e atuação da Justiça Militar.