Comando do 1° Distrito Naval participa do evento World Cleanup Day e retira mais de 1.400 kg de lixo de praias e rios no RJ, MG e ES

 

          O Comando do 1° Distrito Naval e suas Organizações Militares subordinadas participaram do evento World Clean Up Day, que aconteceu no dia 19 de setembro, em todo o país, sob a coordenação da Diretoria de Portos e Costas.

          No Rio de Janeiro, militares do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) e da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) contribuíram para a coleta organizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), que aconteceu na Enseada de Botafogo.

          Na região da Costa Verde, a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (RJ) promoveu ações de limpeza na Praia do Anil, recolhendo aproximadamente 180kg de lixo. Já os militares da Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) se uniram aos órgãos municipais, estaduais e federais de meio ambiente, na Praia do Jabaquara, onde retiraram 80kg de resíduos sólidos.

          Ainda na Costa Verde, militares e embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá) realizaram, na Praia de Itacuruçá e no mar, em pontos distintos da Baía de Sepetiba, ações de limpeza. No total, foram coletados 90kg de resíduos.

          Na Região dos Lagos, a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) recolheu 350kg de lixo da Praia do Forte. A ação ocorreu também no Norte Fluminense, na Praia de Imbetiba, onde a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) esteve presente, coletando 20 kg. Além disso, também foi utilizada uma embarcação nos arredores da praia e na região do Mercado de Peixe, contribuindo com a limpeza do lixo marítimo.

          Ainda no Norte Fluminense, os militares da Agência da Capitania dos Portos em São João Barra (AgSJBarra) atuaram na Lagoa de Cima, em Campos dos Goytacazes, e o resultado foi a retirada de 350kg de resíduos.

          No estado do Espírito Santo, as ações de limpeza aconteceram em Vitória e Vila Velha. A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recolheu o lixo existente na Curva da Jurema, em Vitória (ES). A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), por sua vez, atuou na ampla área da organização militar em Vila Velha, com a limpeza das Praias de Bombordo e de Boreste.

          Em Belo Horizonte (MG), a Capitania Fluvial de Minas Gerais recolheu aproximadamente 100kg de resíduos sólidos da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, um dos principais pontos turísticos da capital mineira. A Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) atuou na Prainha, em São José da Barra (MG), com a retirada de 200 kg de lixo. Por fim, a Delegacia Fluvial de Pirapora (DelPirapora) também contribuiu com a coleta de 12 kg de resíduos na Prainha e nas Duchas Fluviais, no Município de Buritizeiro e Pirapora, às margens do Rio São Francisco.

          Em 2019, o “World Clean Up Day” ocorreu em 21 de setembro e reuniu mais de  21,2 milhões de pessoas em 180 países que fizeram a limpeza de resíduos de nossas praias, rios, florestas e ruas.