Com1ºDN realiza Cerimônia de Premiação da Operação Cisne Branco

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou, no dia 5 de dezembro, a Cerimônia de premiação da Operação “Cisne Branco”, em seu Salão Histórico, para agraciar os alunos do Colégio Pedro II, da Escola Municipal de Newton Braga de Faria, do Colégio Brigadeiro Newton Braga e do Colégio ZeroHum Internacional que fizeram as melhores redações do concurso nas categorias Escola e Cidade.

O Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, presidiu a cerimônia e entregou as medalhas e os diplomas aos vencedores. Em seu discurso, o Comandante do 1º Distrito Naval salientou a importância da educação, a dedicação que os alunos devem ter nos estudos e que o concurso é uma maneira de aproximar os jovens das atividades executadas pela Marinha do Brasil.

Além disso, enfatizou também a relevância do mar para o País na atualidade, indicando que cerca de 80% do petróleo brasileiro vem do oceano e que, aproximadamente, 95% do comércio exterior do Brasil é transportado por navios.

A Operação “Cisne Branco” é uma atividade de Relações Públicas conduzida pela Marinha do Brasil, desde 1976, com o propósito de despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos relacionados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima na população brasileira.