COM1ºDN realiza a cerimônia Amigos da Marinha

O Comando do 1º Distrito Naval realizou, no dia 6 de novembro, a Cerimônia comemorativa ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, na Fortaleza de São José. A solenidade, alusiva aos 38 anos da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), agraciou 110 representantes das sociedades civil e militar com a medalha Amigo da Marinha, personalidades que contribuíram para difundir a importância da MB para o desenvolvimento do País, de se ampliar a consciência marítima e da Amazônia Azul.

O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e contou com as presenças do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Alexandre José Barreto de Mattos, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, além do Presidente da Soamar-Rio, Dr. José Antônio de Souza Batista.

O evento teve início com o canto do Hino Nacional e, em seguida, foi realizada a leitura da mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, às autoridades e convidados presentes. Logo após, os agraciados foram chamados a se posicionarem no pátio da Fortaleza para serem homenageados com a medalha pelos Almirantes paraninfos. O Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Tarcísio Tomazoni, e o repórter da Rede Record, Vinícius Rosada Dônola, estavam entre os agraciados.

Para encerrar a cerimônia, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais fez uma apresentação na qual tocou os dobrados “1808”, “Tiros de Guerra”, as canções "Cisne Branco", "Aquarela do Brasil" e formou, com seus integrantes, a sigla da SOAMAR, finalizando com a representação de uma "âncora".

A SOAMAR conta com 62 sedes regionais e uma internacional, em Portugal, o que realça a abrangência de relacionamento entre a Força Naval e as diversas comunidades locais.