Com1ºDN realiza Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou, no dia 13 de dezembro, a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, na Fortaleza de São José (RJ), sede do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. O Dia do Marinheiro é, tradicionalmente, celebrado nesse dia, em referência à data de nascimento do patrono da Marinha do Brasil (MB), o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré.

Nesta data, foram prestadas honras militares e o hasteamento do pavilhão do patrono da Marinha, acompanhado da salva de 19 tiros de canhão. A solenidade, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, teve início com o canto do Hino Nacional Brasileiro, prosseguiu com as leituras das Ordens do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e do Presidente da República, Michel Temer. Em seguida, houve a imposição da medalha Mérito Tamandaré a 246 agraciados e terminou com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

Dentre as personalidades agraciadas com a Medalha “Mérito Almirante Tamandaré” destacaram-se James Jimmy Story, Cônsul Geral dos Estados Unidos; Messod Azulay Neto, Desembargador Federal, Milton Fernandes de Souza, Desembargador Estadual; Francesca Terranova, jornalista e produtora da Rede Globo.

A homenagem foi criada em 1957 e destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.