Com1ºDN realiza aula inaugural do Curso Especial de Perito Criminal Militar

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou, no dia 23 de outubro, a aula inaugural do Curso Especial de Perito Criminal Militar que será ministrado pelos integrantes do Núcleo de Polícia Judiciária Militar (NPJM), nesta Organização Militar. A Turma do C-Esp-PCM é formada por dez militares da Marinha que assistirão aulas por 24 semanas em período integral.

O C-Esp-PCM, criado pela Portaria nº 30, de 30 de março de 2017, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, tem por propósito preparar Sargentos do Corpo de Praças da Armada (CPA), Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN) ou Corpo Auxiliar de Praças (CAP), para o exercício de funções técnicas de perito criminal militar, a fim de aumentar a agilidade e eficiência nos procedimentos para a apuração dos crimes militares.

A cerimônia, realizada no auditório do Com1ºDN, contou com as presenças do Procurador de Justiça Militar do Ministério Público Militar, Luciano Moreira Gorrilhas, da Encarregada do NPJM, Capitão de Mar e Guerra Ana Christina Amorim Ferreira, do Diretor da Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes do Corpo de Bombeiro do Rio de Janeiro, Tenente-Coronel Mozart, do Chefe do Núcleo de Criminalística da Polícia Federal, Paulo Roberto Noronha da Silva, dos Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Rosicleia Lobato Marques e Renato de Almeida Pereira, além do Coordenador da Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro, Capitão Maurício Bernardes Miguel.

O Procurador Luciano Moreira Gorrilhas enfatizou a importância da perícia criminal para o processo penal militar, contextualizando a importância de se ter um perito militar especializado para auxiliar os Encarregados de Inquérito Policial Militar. Os militares voluntários terão disciplinas como fotografia, local de crime, papiloscopia, noções de local de incêndio, além de visitas técnicas no Instituto Médico Legal (IML), Detran e Escola de Instrução Especializada do Exército.