Com1ºDN leva ao Colégio Pedro II a Operação Cisne Branco

No dia 12 de setembro, militares do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizaram uma palestra sobre a Operação Cisne Branco para 150 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II, Unidade Engenho Novo, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval e à Instituição. Com o tema “A Marinha do Brasil e o Progresso do País”, foram exibidas as regras do concurso de redação, os critérios, as atividades da Marinha.

A Diretora Pedagógica, professora Teresa de Jesus Manuel, há 12 anos na escola, enfatizou a relevância dessa Operação para a formação acadêmica dos adolescentes: “O aluno, dentro da escola, muitas vezes não tem noção dos horizontes que pode percorrer. A busca incessante pelo vestibular esconde outras alternativas de vida. Essa reunião deveria acontecer com mais frequência, pois permite que seja transmitido outros caminhos para eles”, explicou a Diretora.

Os Oficiais do Com1ºDN aproveitaram o encontro para explicar as atividades realizadas pela Marinha do Brasil (MB), relatar como se organizam os Corpos e Quadros de Oficiais e Praças, as formas de ingresso e a importância da Marinha para o País. Os alunos ficaram entusiasmados após saberem que os militares foram ex-alunos do Colégio. Ao fim da palestra, muitos jovens se mostraram interessados em ingressar na MB e muitas perguntas foram feitas sobre as provas, o funcionamento da instituição e a formação dos militares.