COM1ºDN coordena exercício de Retomada e Resgate na ERMRJ

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou a Operação de Exercício de Retomada e Resgate (RETREX), dia 9 de novembro, na Estação Rádio (ERMRJ). O exercício simulou uma operação de defesa junto a uma tentativa de invasão à Organização Militar (OM), sediada na Ilha do Governador (RJ), acompanhada de ações criminosas como o sequestro de militares.

Participaram do treinamento as OMs: Com1ºDN, Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GptFNRJ), Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), ERMRJ, Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (SSPM), Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav) e Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (SSPM).

O exercício contou com aproximadamente 130 militares e mobilizou toda a OM que, desde antes de amanhecer, já estava guarnecida. Com a simulação foram explorados: o equilíbrio emocional em momentos de tensão e de pressão; a capacidade e as técnicas de negociação; o atendimento e a assessoria de imprensa; a interdição da área marítima além de toda a preparação operativa da força-tarefa quando acionada.

Ao final, o treinamento culminou na retomada das instalações da OM e o resgate dos militares ilegalmente submetidos a confinamento em suas dependências, por meio de negociação e ação de choque com o emprego de força.

A Operação RETREX é uma oportunidade para testar a agilidade de reação assim como a atualização de adestramento obtido para ação em situações extremas.