Com1ºDN apresenta o conceito da “Amazônia Azul” para a ACRJ

O Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, apresentou o conceito de “Amazônia Azul” em palestra realizada na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no dia 29 de janeiro, no Centro do Rio de Janeiro. A Presidente da ACRJ, Angela Maria Machado da Costa, o Presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Mota, representantes da ACRJ e Oficiais da Marinha estiveram presentes na reunião.

Na exposição, o Comandante do 1º Distrito Naval relembrou os lanços antigos com a ACRJ e explicou para o público a importância do mar para o Brasil, da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), da responsabilidade da Marinha na salvaguarda da vida humana no mar, além de mostrar o esforço da MB para obter junto a Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas (ONU) o reconhecimento da extensão da plataforma continental.

Esse conceito “Amazônia Azul” demonstra para a sociedade brasileira a importância de conhecermos o mar, fundamental para a soberania e para a economia do País. Para se ter uma ideia, 94,9 % do petróleo e 76,9% do gás são explotados no mar. “Portanto, precisamos adotar estratégias marítimas sólidas para proteger as nossas riquezas”, explicou o Vice-Almirante Viveiros.

A Presidente da ACRJ agradeceu a MB pela atualização do assunto e afirmou que faz questão de homenagear a Marinha por sua importância para o Brasil, o Rio de Janeiro e o Porto Maravilha, com a abertura da Servidão de Passagem para os cariocas e turistas.