CHEFES DOS GRUPAMENTOS DE ESCOTEIROS DO MAR DA JURISDIÇÃO DO 1º DISTRITO NAVAL PARTICIPAM DE EVENTOS DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO

No dia 6 de outubro, os Chefes dos Grupamentos de Escoteiros do Mar (CGEMAR) da área de jurisdição do 1º Distrito Naval (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) acompanhados pelo Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, participaram de eventos militares da Marinha do Brasil (MB). Pela manhã, os 25 chefes do GEMAR compareceram à cerimônia de Passagem da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM). Durante o evento, a MB transferiu a coordenação do MNMSGM para a Força Aérea Brasileira (FAB), revezamento que ocorre mensalmente entre as Forças Armadas.
 
Em seguida, os líderes dos escoteiros acompanharam a despedida do Navio Patrulha Oceânico “APA” (NaPaOcAPA) que desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), rumo à Operação Grand African Nemo 2019, exercício militar multinacional, no qual o Brasil participará conjuntamente com os Estados Unidos,França, Espanha, Portugal, Bélgica, Cabo Verde, Senegal, além de outros 16 países do Golfo da Guiné. Antes da desatracação, os convidados visitaram as instalações e a tripulação do NaPaOcAPA, que é o primeiro Navio da Marinha do Brasil a participar da comissão Grand African Nemo, que acontecerá na costa ocidental africana.
 
Na sede do 1º Distrito Naval, os CGEMAR participaram de um almoço comemorativo em alusão à contínua contribuição dos Grupamentos dos Escoteiros do Mar da jurisdição do 1º Distrito Naval, desde que foram criados, no processo de difusão da importância do mar junto às crianças e adolescentes dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Na ocasião, também foi realizada reunião de coordenação visando estreitar ainda mais os vínculos entre os Escoteiros do Mar e o Comando do 1º Distrito Naval.