CFMG realiza projeto “Capitania Itinerante”, em Iturama (MG)

Militares da CFMG durante atendimento do projeto “Capitania Itinerante” em Iturama (MG)

 

     A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) realizou, de 25 a 29 de julho, o projeto “Capitania Itinerante”, no município de Iturama, situado a mais de 700km de Belo Horizonte (MG).

     O propósito da ação foi levar, para localidades distantes, parte dos serviços prestados pela CFMG voltados para as Categorias de Amadores e embarcações, dentro de sua jurisdição, facilitando a regularização documental de aquaviários, navegadores amadores e suas embarcações.


     Ao todo, foram realizados 134 serviços cartoriais para Categorias de Amadores, dentre eles houve o atendimento de 39 solicitações para a renovação de Carteiras de Habilitação do Amador (CHA), emissão de oito segundas vias do documento, além da aplicação de prova teórica para 48 candidatos interessados em emitir a habilitação pela primeira vez. Cerca de 22 embarcações foram transferidas de propriedade ou jurisdição e outras 17 foram inscritas.

     A presença da Marinha do Brasil na localidade serviu para a disseminação da mentalidade marítima na região e, consequentemente, para a incrementar a segurança da navegação, a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações e a salvaguarda da vida humana em águas interiores.