Cerimônia de Passagem do Comando do 1º Distrito Naval

Em cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, transmitiu o cargo do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) ao Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, no dia 10 de abril, no Pátio Almirante Tamandaré.

A transmissão do cargo contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, de ex-Ministros da Marinha, Almirante de Esquadra Alfredo Karam e Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira; ex-Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto; ex-Comandantes do 1º Distrito Naval; autoridades do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de representantes da SOAMAR; e convidados dos demais segmentos da sociedade.

No discurso de despedida, o Almirante Viveiros ressaltou a importância das tarefas desenvolvidas pelo Com1ºDN, como a proteção da vida humana no mar, o apoio às ações de Garantia da Lei e da Ordem, a formação de novos marinheiros, as Operações de Busca e Salvamento e a garantia dos interesses do País em sua jurisdição. Ao assumir o Comando do 1ºDN, o Almirante Cunha mencionou a importância e as responsabilidades constitucionais do 1ºDN para a sociedade nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Priorizarei o relacionamento harmonioso com as autoridades das Forças irmãs e dos Órgãos Federais, Estaduais e Municipais”, disse o novo Comandante do 1º Distrito Naval.