CAPITANIA FLUVIAL DE MINAS GERAIS PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ DO DESFILE DO 7 DE SETEMBRO

No dia 7 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) e as demais Forças Armadas e Forças Auxiliares participaram do tradicional desfile cívico-militar que acontece anualmente no centro de Belo Horizonte (MG). Este ano, o evento que faz alusão aos 197 anos da Independência do Brasil contou com uma novidade em relação à participação da MB que, pela primeira vez, desfilou com um pelotão composto por militares e equipamentos da Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), ativada em dezembro de 2018. Na ocasião, estiveram presentes o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, Vice-Prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, o Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Altair José Polsin, o Capitão dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro de Araújo e demais autoridades civis e militares.
 
A participação da Marinha teve início com o desfile dos aspirantes da Escola Naval, a mais antiga Instituição de Ensino Superior do país, que forma e instrui seus aspirantes e tem como objetivo obter o melhor desempenho técnico-profissional dos futuros oficiais de Marinha. Em seguida, foi a vez da banda de música do Corpo de Fuzileiros Navais que é reconhecida pela qualidade de suas apresentações.
 
Pela primeira vez o grupamento composto por 30 militares da CFMG e as viaturas utilizadas nas Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no estado de Minas Gerais participaram do desfile. Dessa forma, três embarcações rebocadas por três viaturas do tipo pickup, sendo embarcações de casco semi-rígido e uma motoaquática, percorreram a avenida Afonso Pena. A Capitania foi ativada em 5 de dezembro de 2018 e tem como missão a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição hídrica.