CAPITANIA DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO REALIZA OPERAÇÃO INTERAGÊNCIAS CONTRA OCUPAÇÕES IRREGULARES EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

 

Em 05 de fevereiro, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, localizou e socorreu a embarcação pesqueira “HANAKI MARU I", que estava à deriva, com oito tripulantes, a cerca de 430 km (234 milhas náuticas) a nordeste de São Luís – MA.

        O NPaOc “Apa” retornava da Operação de Apoio Logístico à COVID-19 quando foi acionado pelo SALVAMAR NORTE, em 04 de fevereiro.

No dia seguinte, o navio localizou a embarcação avariada, em posição 70 milhas náuticas distante da inicialmente informada, com todos os tripulantes saudáveis, e iniciou o seu reboque. Ainda naquele dia, a embarcação pesqueira “ADENOR MARTHINS” se apresentou e finalizou o reboque até a cidade de Tutóia (MA).

O NPaOc “Apa” acompanhou as embarcações para prover segurança e, em 06FEV, retomou a cinemática planejada para regresso ao Rio de Janeiro.