Capitão dos Portos do Rio de Janeiro participa do programa “Caldeirão do Huck”

O Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Capitão de Mar e Guerra Sergio Renato Berna Salgueirinho, participou da gravação do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo. Na ocasião, o Capitão dos Portos explicou como funciona a estrutura de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha do Brasil, o SALVAMAR BRASIL, no decorrer do quadro “Heróis por um dia”.

“O Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Convenção da Jamaica), da Convenção Internacional de Busca e Salvamento Marítimo (Convenção de Hamburgo) e da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS). A partir desses Acordos, internalizados por leis que incorporaram os termos assinados pelo Estado brasileiro, a MB implantou o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo. Os meios empregados são os navios, aeronaves, lanchas e avisos da Marinha e da Força Aérea Brasileira. Qualquer cidadão que tiver conhecimento de que há uma embarcação em perigo no mar pode ligar para o número 185 e pedir socorro à Marinha, explicou o CMG Salgueirinho.

No episódio, que tem previsão para ser exibido dia 27 de janeiro de 2018, será contada a história do senhor José Nilton Pereira da Silva que resgatou oito pescadores que ficaram à deriva por cinco dias, nas águas dos litorais do Rio Grande do Norte e do Ceará. O Capitão dos Portos, CMG Salgueirinho, condecorou o pescador com a Medalha Amigo da Marinha pelo gesto solidário.